quarta-feira, 6 de julho de 2016

A UMBANDA E O MEIO AMBIENTE



AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E O MEIO AMBIENTE:

De fato, as religiões afro-brasileiras, não pedem ficar de fora das discussões que envolvem os temas meio ambiente e sustentabilidade. Por estarem intimamente ligadas às forças da natureza e ao mesmo tempo dependerem delas para manutenção do rito e do culto a suas divindades, os umbandistas e  os candomblecistas e demais adeptos afro-religiosos precisam olhar com atenção para as necessidades urgentes de preservação e cuidados ambientais.
Nas atividades dentro dos terreiros precisam ser incluídos os chamados "Três erres" Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Devendo também somar a eles outros erres, a saber: Rejeitar as ações abusivas e depreciativas em relação ao meio ambiente; Rever conceitos e atitudes diante das atuais exigências socioambientais; Romper  com as amarras que não favorecem ao diálogo entre as diversas "escolas" ou" vertentes" afro-religiosas; Renunciar ao egocentrismo. Sete atitudes que farão a diferença dentro e fora dos terreiros. E de fato é dentro do terreiro que as ações sustentáveis devem ser inicialmente aplicadas. Seja por meio de cartazes , panfletos, palestras, cursos específicos, ou mesmo ações,  mais efetivas como: Separação e coleta seletiva do lixo, uso  da água de forma menos abusiva; utilização elétrica obedecendo aos padrões sustentáveis; aproveitamento das águas das chuvas por meio de cisternas; reutilização de materiais como: Garrafas e outros tantos consumidos e muitas vezes desperdiçados por falta de uma consciência comum e ecológica, entre outras.
Ações que devem ser estendidas a todos médiuns e familiares e demais frequentadores, criando uma rede de solidariedade a favor do meio ambiente. Segundo os povos andinos, é preciso estar em equilíbrio e comunhão  em pacha (energia universal), e principalmente  com Pachamama(a Mãe Terra). Não muito diferente  dos andinos, os povos  africanos , de quem a Umbanda e o Candomblé
conservam o legado, também mantem  com a natureza uma relação de respeito e profunda comunhão.Fundamentam-se entre o intercâmbio de dois níveis de existência, O Aiye(Terra) e o Orum (Céu). O equilíbrio  entre a Terra e o Céu se faz necessário, para a manutenção das energias vitais dos seres humanos e principalmente perpetuação da espécie. Na mitologia Africana o Céu e a Terra pertence a Olorum o grande Criador, ficando sob a responsabilidade dos Orixás, em equilíbrio com os seres humanos, a manutenção desse complexo sistema de relações humanas e naturais. Nós umbandistas, somos herdeiros de uma sabedoria oriunda de nossos antepassados, que cada vez mais se torna objetos de pesquisa em diversas áreas da ciência. E a sociedade reconhece que somos portadores de uma identidade cultural e religiosa. E essa identidade esta vinculada em uma harmônica relação com a natureza.Compreendemos o meio ambiente como um conjunto de relações e interações existentes em todos os processos que formam aquilo que denominamos a teia da vida.

OS RITUAIS E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

USO DOS MATERIAIS:

Os dirigentes de Casas de religião, Sacerdotes e Sacerdotisa e simpatizantes das religiões de matrizes africanas e Umbanda, devem atender as leis naturais e civis, primando pelas práticas adequadas na confecção de oferendas, despachos. E, sobretudo, fazer a limpeza do local, como forma de manutenção para que não se crie um depósito de lixo, agredindo o Meio Ambiente e consequentemente ofendendo os Orixás. Nosso ritual de oferendas tem como objetivo primeiro, o reconhecimento e agradecimento aos Orixás, pelas bênçãos recebidas. Em todos reinos das nossas divindades só devemos ofertar o que temos de melhor, retribuindo a todo Axé recebido, e como um singelo agradecimento à vida e a tudo que destas divindades recebemos. Por isso,  a necessidade de substituirmos os materiais sintéticos por orgânicos, de rápida decomposição e absorção pela natureza. Tendo este cuidado, estes materiais cumprirão com sua importante função no equilíbrio das forças oriundas da natureza. Para melhor compreensão ilustraremos como se operam as nossas práticas rituais. Os  rituais acontecem em dois momentos: Entrega e Levante.
Entrega: É um processo ritual constante na manutenção do Axé, que acontece dentro do templo e fora fora dele. Mas lembrando sempre que mesmo o ritual acontecendo dentro do templo, em alguns dias deve ser entregue na natureza.

USO DE LÍQUIDOS:
Faz parte de nossas oferendas o uso de líquidos. E muitas vezes cometemos alguns erros, que geralmente são por desconhecimentos ou descuido. É muito comum encontrar vidros ou plásticos nos locais das oferendas, largados a esmo, quando não quebrados, o que é ainda pior. Esta atitude se torna prejudicial ao Meio Ambiente, e também pode provocar acidentes às pessoas ou animais. Além de imprimir uma imagem negativa da nossa religião. Despejar as bebidas no solo é suficiente para liberação imediata dos fluidos, que serão absorvidos pelas entidades, e o restante pela terra, sem causar dano à natureza.

USO DE MATERIAIS SÓLIDOS ORGÂNICOS(doces,frutas, flores etc.)

Muitas vezes utilizamos como "toalha" na oferendas materiais plásticos que demoram em decompor-se. O correto é utilizarmos materiais de fácil decomposição, como faziam nossos antepassados, que utilizavam folhas de bananeiras em suas entregas na naturezas.


DOS LOCAIS PARA OFERENDAS;

É imprescindível a escolha de locais adequados para as oferendas. De preferência locais afastados, com pouca movimentação, onde a entrega possam ocorrer de maneira harmônica, sem perturbações, tanto para os religiosos quanto para os leigos. Devemos evitar largar oferendas em vias públicas parques  ou praças, próximo de escolas, empresas, pois  estas áreas, devido a grande movimento são desprovida de Axé. As utilizações destes locais mencionados, além de causar conflitos vibratórios, acabam por expor as sagradas oferendas a intervenções dos leigos ou de animais. O que pode provocar temor ou repulsa na comunidade leiga.


USO DE VELAS ,CIGARROS E CHARUTOS:

No uso destes materiais devemos estar atentos aos locais onde os colocamos, para não provocar acidentes, principalmente com a vegetação que é uma importante fonte vibratória para nossos rituais. O uso de velas,cigarros e charutos, perto de raízes de árvores, folhas secas e materiais inflamáveis, pode causar incêndios com danos irreversíveis ao Meio Ambiente.


VEJAMOS QUANTO TEMPO DEMORA A DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS;








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