domingo, 4 de setembro de 2016

DICIONÁRIO DE UMBANDA








NA NOSSA UMBANDA EXISTE ALGUNS TERMOS QUE DEVEMOS CONHECER:


    A Umbanda é uma religião muito rica principalmente no que diz respeito aos significados das palavras que são usadas nos templos. Segui as um mini dicionário para uma maior compreensão.


DEMANDA: significa Confusões, dificuldades, mal estar provocado pela ação de outros, a demanda pode ocorrer contra alguém, uma instituição, uma casa religiosa. O equilíbrio energético( pensamento, palavras, atos) e trabalhos específicos de defesa e proteção auxiliam a evitar os efeitos indesejáveis de demanda.

DESENFEITIÇAR: Anular a ação de um feitiço. Pela Lei de Ação e Reação, um trabalho de quebra de demanda ou feitiço, na Umbanda jamais enviará de volta a seu autor a energia deletéria projetada contra outros. Ou ela desagrega, ou retorna a seu autor conforme a afinidade, o carma ou determinação de aprendizado espiritual permitido pela própria Espiritualidade.

DESOBSESSÃO:  Processo pelo qual a Espiritualidade e os médiuns buscam desalojar  Entidades espirituais que vibram em energia deletéria que ajam sobre pessoas, animais, ambientes, etc. Além de ajudar os obsedados, a desobsessão busca também auxiliar os obsessores, doutrinados-os e encaminhando-os  para tratamentos espiritual ou, quando renitentes, para  locais específicos no plano espiritual onde possam meditar sobre seus atos a fim de que, quando estiverem prontos, recebam o devido auxílio.

EBÓ : Oferenda, entrega, em especial à Esquerda. Vem do Iorubá ebó, que significa sacrifício. Mas na realidade é um presente aos nossos exus.

ECTOPLASMA: Fluido fornecido pelos médiuns para a Espiritualidade agir em diversos sentidos. Talvez o mais conhecido e popular seja a materialização, contudo há outros procedimentos realizados com à ajuda do ectoplasma. Segundo Ramatís, o ectoplasma é o "Fluido animalizado produzido no duplo etérico e decorrente do metabolismo biológico do equipo físico".

EGUNITÁ : Qualidade de Iansã. Para alguns segmentos umbandista, Orixá independente, associado ao fogo e a tempestade.

ENCRUZILHADA : Cruzamento de ruas ou estradas, um dos principais pontos de força da Esquerda, onde são realizadas entregas e cerimônia litúrgica. Há encruzilhadas masculinas em forma de Cruz, e feminina em forma de um T.

ENTIDADE : Guia e Guardião. O termo também pode se referir a Orixá.

ESPÍRITO : Substância não corpórea individual e inteligente que encarnada no corpo físico recebe o nome de Alma.

FALANGE : Em linhas gerais, uma falange é a subdivisão de uma linha. No cotidiano, porém, o vocábulo também pode ser empregado como sinônimo de Linha.

FILHO(a) DE FÉ : Umbandista.

FILHO (a)- DE SANTO: Umbandista que já passou por alguns processos de desenvolvimentos, incluindo obrigação maior para seu Orixá de Cabeça.

MACUMBA: Nome de uma árvore sagrada, na África, com essa madeira eram construído os Atabaques que tocavam nos templos.


MACUMBEIROS: São aqueles que tocavam os instrumentos,chamados Macumba.


Agô: É uma palavra de origem Iorubana que significa tanto perdão como pedido de licença.

ALGUIDÁ: Vasilha de barro utilizada para vários fins em terreiros de Umbanda, notadamente para  oferenda para determinados Orixá.


Amalá: Comida ritualística de Xangô, cuja base é o quiabo.Por extensão, em algumas religiões, designa toda comida de Orixá.

ARUANDA: Plano espiritual,onde se encontram os Orixás e Guias. É o céu onde foram Orixás e espíritos iluminados, que iluminam a terra e os seres humanos.


AUNLÓ: vocábulo derivado do iorubá ayún (ida, partida) + lo(partir deixar). Dizer que um Orixá, por exemplo vai"Aunló" significa que vai desincorporar e, para isso, serão cantados pontos específicos.

Azeite de dendê : Também conhecido como "azeite de cheiro" ou "epô pupa" ( por vezes,"epô), é ingrediente comum na ritualística e na cozinha de Santo, extraído do fruto do dendezeiro.


AZEITE DOCE :Óleo de Oliva, ingrediente utilizado na ritualística e na cozinha  do Santo.



BAIXA: Incorporar as entidades ou os Orixás.


CALUNGA GRANDE :Mar.


CALUNGA PEQUENA : Cemitério.


BARCO: Turma de um mesmo recolhimento, obrigação, iniciação.


BORI: Cerimônia do Candomblé também presente em algumas casa de Umbanda, Bori é o ritual de alimentar a cabeça, o Ori, para  a iniciação religiosa, para equilíbrio, tomada de decisões, harmonização com os Orixás.

HORAS ABERTAS: Seis horas da manhã, meio dia, seis horas da noite e meia-noite.


HORAS FECHADAS: Todas as horas que não são abertas.


HORA GRANDE: Meia noite.

HORAS: Com variação de concepções entre segmentos e casas umbandistas, os horários para determinados rituais, trabalhos,oferendas, são divididos em horas abertas e horas fechadas.


IAÔ: Por influência do Candomblé Ketu, nome dado em algumas casas de umbanda ao médium iniciante. O vocábulo deriva do Iorubá "iyàwó", com o sentido de "recém-casada ou esposa do mais jovem", o que reforça a ideia de que, independente de gênero, o desenvolvimento e\ ou a iniciação espiritual demanda receptividade(aspecto da energia do feminino).


MUTAKALAMBÔ: Senhor das partes mais profundas e densas das florestas, onde o sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores. Paralelismo com o Orixá Oxoce.

KATENDÊ: Senhor da Jinsaba (Folhas). Conhecedor dos segredos das ervas medicinais. Paralelismo com o Orixá Ossaim.

NZAZI, ZAZI, OU LUANGO:  Inquice do raio da justiça. Paralelismo com o Orixá Xangô.

INKICES: Os Inquices são dividades de origem do culto Banto, correspondem aos Orixás iorubanos. E  da nação Ketu.

MALENE: Pedido de Perdão.

OBÁ: Rei.







   

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