Se perguntarmos a um iniciante em assuntos de Umbanda o que é a "Pemba", a resposta virá prontamente; é um giz usado pelas entidades para riscarem os "Pontos". Se essa pessoa já possuir maiores conhecimentos, poderá dizer que estes pontos são ordens dadas no ao Mundo Astral e que
só podem ser "riscado" pelas Entidades, ou por quem tenha conhecimento adequado e suficiente para isso. Se for uma pessoa bastante conhecedora dos "Segredos" Umbandista, poderá acrescentar que: Estas ordens não podem ser desobedecidos, uma vez que fazem parte de uma lei: a" LEI DA PEMBA". Poderá, ainda, ter a certeza de reconhecer certos símbolos muito usados, e até identificar o
"coração" como símbolo da "Caridade";a Cruz como simbolizando a "Fé"; a "Âncora" como identificadora da "Esperança" e assim sucessivamente; cada agrupamento, as várias formas de símbolos singelos traçados a giz serão"traduzidos" de acordo com as vivências de seus membros. Os sinais riscados são ainda a base gráfica da Magia Simbólica dos dos Orixás, que se enquadra na MAGIA TALISMÂNICA, conhecida desde as mais remotas eras e m todas as civilizações.Estes sinais riscados comportam três aspectos principais: O Ternário, o Quartenário e Setenário. Em seu aspecto Ternário, são identificantes. Dizem respeito a FORMA DE APRESENTAÇÃO das Entidades Manifestantes. Em seu aspecto Quartenário, são Manipuladores. Dizem respeito a MOVIMENTAÇÃO DAS FORÇAS VITAIS dos quatro elementos mágicos básicos: A terra, a Água, o Fogo e o Ar. Em seu aspecto Setenário são Evocatório.Dizem respeito ás festantes com seus respectivos Orixás, bem como, quais são as suas Ordens e Direitos de Trabalhos. Em suma, os aspectos ternário e setenário, estão intimamente ligados entre se e, por isso, serão tratados em sequência. através dos elementos materiais usados na movimentações de forças vitais, será tratado em separado dos dois aspectos já anteriormente citados.
TRIÂNGULOS DAS FORMAS
Ponto Riscado dos Orixás Oxalá, Yemaná e Yori O Ternário "Ponto traçados".
APRESENTAÇÃO SIMBOLISMO REALIDADE
1-PRETO VELHO 4-HUMILDADE 7- RAÇA NEGRA
2-CABOCLO 5 SIMPLICIDADE 8-RAÇA VERMELHA
3- CRIANÇA 6-PERDÃO 9-RAÇA BRANCA
Estas três formas de apresentação podem ser:
10-DE CORPO ASTRAL AUTÊNTICO.
11-DE CORPO ASTRAL REAJUSTADO.
12- DE CORPO ASTRAL SACRIFICIAL.
Quanto á sua graduação, qualquer das três formas de apresentação obedece a um dos seis Planos Espirituais, a saber.
1- Plano: Guau de Obreiro
2-Plano: Guau de Protetor
3-Plano : Guia.
4-Plano: Guau de Chefe de Agrupamento
5-Plano: Guau de Chefe de falange
6-Plano: Guau de Chefe de legião.
7-Plano: Não se aplica aqui por ser específico de Entidades Espirituais não incorporantes, o que não as impede de atuar por outras formas que não a incorporação. A presentação de Entidades com este Triângulo de Formas de Apresentação em qualquer agrupamento espiritualista, significa os primeiros passos em direção a Umbanda. E, assim, chegamos ao ASPECTO TERNÁRIO DOS Sinais Riscados em Pemba, cuja função principal é justamente, identificar qual a Forma de Apresentação da Entidade
Manifestante,ou seja, se ela é um CABOCLO,um PRETO VELHO ou uma CRIANÇA. Além disso,
o Aspecto Ternário simboliza as Três variante condinais do Corpo Astral, que indicam se a Entidade Manifestante apresenta-se com o seu CORPO ASTRAL AUTÊNTICO, REAJUSTADO ou
SACRIFICIAL. Neste caso, existem Três Sinais Riscados muito simples que os identificam como Caboclos, Pretos Velhos, ou Crianças, ou seus equivalentes femininos. Sinais estes que são denominados "FLECHAS" por seus formatos e de FLECHAS DE IDENTIFICAÇÃO por sua finalidade. Ei-las, quando, referentes às Entidades em CORPO ASTRAL AUTÊNTICO, ou seja, cuja
última reencarnação foi realmente nas raças, que elas representam: Ameríndia, melânida ou ariana.
Caboclo Autêntico Preto Velho Autêntico Criança Autêntica
Quando se trata de Entidades em CORPO ASTRAL REAJUSTADO, isto é, quando por força de suas missões espirituais, apesar de suas origens diversas, até por medida disciplinar, elas têm que se apresentar com " corpo Astral característico de raças que no passado lhe eram antagônicas, adversas ou desprezíveis, suas "Flechas de Identificação" sofrem modificações características no caso.
Quando a Entidades Espirituais, em missões elevada têm necessidade de reencarnar sob estas Formas Astrais de Apresentação e o fazem em MISSÃO SACRIFICIAL, novamente estas "Flechas de identificação simbolizam esta situação astral, a saber:
PONTO RISCADO DO ORIXÁ XANGÔ
Este ultimo arquivo foi feita uma pesquisa no site: Orixás e entidades da Umbanda e Candomblé.
Elementos básicos dos Pontos Riscados
Um Ponto | O Ser Supremo, a origem. | |
---|---|---|
Uma Linha Reta | O Mundo Material. | |
Duas Linhas Retas | O Princípio. o Masculino e o Feminino. | |
Uma Linha Curva | A Polaridade. | |
Dois Traços Curvos | As duas polaridades – positiva e negativa. | |
Um Triângulo de Lados Iguais | A Força Divina – Pai, Filho e Espírito Santo – Santíssima Trindade. | |
Dois Triângulos (Hexagrama) | Estrela de seis pontas – todas as Forças do Espaço. | |
Um Quadrado | O os 4 elementos (Água, Terra, Fogo e Ar). | |
Um Pentagrama | A Estrela de Davi e o Signo de Salomão. A Linha do Oriente, Oxalá, a Luz de Deus. | |
Três estrelas | representam os Velhos e Almas. | |
Círculo | O Universo, a Perfeição. | |
Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si | O Plano Divino, o Quaternário Espiritual. | |
Círculos Menores e Semicírculos | A fases da lua (símbolo de Iemanjá), forças de luz, inclui Iansã. | |
Círculo com Estrias Externas | O sol (símbolo de Oxalá). | |
Espiral | Para fora indica chamamento de força, retirando demanda. | |
Seta Reta ou Curva e Bodoque | Irradiação de Oxóssi (caboclo). | |
Balança, Machado ou Nuvem | Símbolos de Xangô e do Oriente. | |
Raio (condições atmosféricas) | Símbolo de Iansã | |
Espada Curva | Símbolo de Ogum. | |
Espada Reta | Símbolo de Iansã. | |
Bandeira Branca com Cruz Grega Vermelha | Símbolo de Ogum. | |
Flôr ou Coração | Símbolos de Oxum. | |
Coração com uma Cruz no Interior | Símbolo de Nanã. | |
Traços Pequenos na Vertical (chuva) | Símbolo de Nanã | |
Folhas ou Plantas | Símbolos de Ossain. | |
Tridentes | Símbolos para Exu e Pomba-gira; garfos curvos para a Calunga e retos para a Rua. (Pode haver ou não caveira) | |
Cruz Latina Branca | Cruz de Oxalá. | |
Cruz Grega Negra | Com pedestal, símbolo de Omulu. | |
Arco-íris | Símbolo de Oxumaré. | |
Estrela Branca (Oriente) | Luz dos espíritos. | |
Estrela Guia (com cauda) | Símbolo da capacidade de acompanhamento (Oriente). | |
Um Oito Deitado (Lemniscata) | Símbolo do Infinito. | |
Cordão com Nó ou um Pano | Símbolo das crianças. | |
Conchas do Mar | Símbolo das crianças. | |
Águas Embaixo do Ponto | Símbolo de Iemanjá (mar). | |
Pequenos Traços de água | Símbolo de Oxum. |
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