terça-feira, 7 de junho de 2016

ORIXÁ OXOCE O REI DAS MATAS


OXOCE: É o rei de Ketu. Orixá da acaça e da fartura, associado ao frio, à noite e à lua suas plantas são refrescante, ligado à floresta, à arvore, aos antepassados. Oxoce enquanto caçador ensina o equilíbrio ecológico e não o aspecto predatório da relação homem com a natureza, a concentração, a determinação, e a paciência necessárias para a vida ao ar livre. rege a lavoura e a agricultura. Na Umbanda, de modo geral  louva também o Orixá Ossaim no que tange os aspectos medicinais, espirituais e ritualísticos das folhas e plantas. Como no Brasil  a figura mítica  do indígena habitante da floresta é bastanate forte , a representação  de Oxoce por vezes, apróxima-se  mais de um índio do que de um negro africano. Não á toa, Oxoce rege a Linha dos Caboclos. Oxoce caça os espíritos perdidos, buscando Trazê-lo para a luz. Sábio mestre e professor, senhor do conhecimento, representa a sabedoria espiritual, com os quais alimenta  os filhos fortificando-os na fé.
     Bebidas: Água de coco,aluá, caldo de cana e vinho branco.
     Cor: Verde. usada também para as guias.
     Ervas: Alfavaca de Caboclo, Alecrim,Abre-Caminho, Folhas de Pitanga.
     Habitat: Matas.
    Saudação: Okê Aró!
    Símbolo: Arco e o Ofá(Flecha).
    Sincretismo: São Sebastião.
    Elemento:Ar.
    Data festiva: 20 de Janeiro.


    
      

GUERREIRO DA MATA    
                                                                                            
Sou filho do Vento da Mata,
Do Vento que vem e que vai,
Oçanhe me olhe e me ajude,
Oxóssi que é o meu Pai.

Guerreiro da Mata eu sou,
A vida me ensina a viver,
Sou filho do Vento da Mata,
Coragem, se tens, vem me ver.

Sou filho do Vento da Mata...

A lança que eu trago, eu fiz,
Meu arco não atira, em vão,
Na mata, onde eu sou feliz,
Levo sempre um escudo na mata.





                                                                         


PONTO DE OXÓSSI  
(na irradiação de Exú)                                    
Olha a água do meu rio,
Olha a flor(flô) de minha mata,
Sou caboclo flechador(dô),
Sai mironga, sai mironga,
Corre, corre, corredor(ô).
Sou caboclo flechador(ô).

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

PONTO DE OXÓSSI

Eu vi chover,
Eu vi relampejar.
Mas mesmo assim,
O Céu estava azul.
Samborê pemba,
Folha de Jurema,
Oxóssi é dono do Maracajá. (bis).
Oxóssi é dono do Maracajá. (bis)






CABOCLO TUPINAMBÁ

Tupinambá, Tupinambá,
Filho de Umbanda,
Tupinambá, Tupinambá,
Venceu demanda,
Tupinambá, Tupinambá,
Chefe guerreiro,
Tupinambá, Tupinambá,
Vem no Terreiro.

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::        

Estava na beira do rio,
Sem poder atravessar,
Chamei pelo Caboclo,
Caboclo Tupinambá...  (bis)
Tupinambá chamei, chamei...
Tornei chamar e a!...
Tupinambá chamei, chamei...
Tornei chamar e a!... (bis)




Nenhum comentário:

Postar um comentário