quinta-feira, 30 de julho de 2020

ELEMENTOS DE GRANDE AXÉ NA UMBANDA E NA MATRIZ AFRICANA



DENDEZEIRO ÁRVORE DE GRANDE AXÉ!!!









          FRUTO DO DENDEZEIRO






AZEITE DE DENDÊ EM GARRAFA





0 azeite-de dendê tem a função de legitimar como  africana a religião dos Orixás, porque é consumido exclusivamente pela religião de matriz africana, Umbanda e Jurema.Sua árvore tem a representação da própria Africa no Brasil. Chamado também de epô pupá, pelos os iorubás ou mazi pelo povo Bantu de nação africana. O óleo de cor vermelho-amarronzada extraído por prensagem do fruto do dendezeiro. É usado nas oferendas para os Orixás ditos quentes e guerreiros, é usados nas oferendas de Exú. O dendê também são usados na culinária brasileira, na culinária baiana. Existe vários pontos na Umbanda existem vários pontos cantados que falam sobre o dendê: com dendê, com dendê preto velho trabalha com dendê, agora que eu quero ver preto velho trabalha com dendê.  O azeite de dendê tem um aroma muito forte e emana uma potente energia possibilitando que em tudo que ele estiver tenha grande axé!





  Oferenda para Exús, entidades protetoras e guardiãs dos caminhos, força de grande axé! As farofas são presentes como forma de agradecimentos pela proteção recebida.






AZEITE DE OLIVA: O azeite de Oliva é um óleo de muito axé ele também é muito usados na Umbanda nas oferendas dos orixás do calmos. É um produto participativo das substâncias chamadas brancas, pertencendo  aso elementos frios, tidos como aqueles que acalmam e  promove a paz.  O azeite-de-oliva é conhecido também por "epô funfun, para os iorubás e mazi, para  a nação bantu" é muito utilizado nas oferendas dos Orixás funfuns( Orixás calmos do pano branco, que transmite paz, assim como Oxalá. 





O MEL TEM MUITO AXÉ:  O mel é mais um elemento de muito axé nas oferendas e banhos e incessos na Umbanda quem nunca fez uma oferenda com meu para pombagira ou colocou em cima de , oferenda para os orixás como um a bori" oferendas feita com frutas " para Oxum, Iemanjá ou Yansã. O mel tem um forte simbolismo com a doçura, transmite calmaria é simplesmente divino. Na culinária também se faz excelentes comidas além de deliciosos recheios. Em iorubá é chamado de Oyín   e de uíque pelo povo bantu é conhecido também dentro da religião como sangue das flores. O mel tudo adoça principalmente no amor! Nos banhos de proteção e prosperidade é ótimo,  e os incessos de mel perfuma todo o ambiente e atrai prosperidade e amor.


AÇÚCAR


O açúcar chamado pela nação bantu de uíque significa coisa doce e tem  mesmo a representação de adoçar, com o objetivo de pacificar e acalmar, sendo um perfeito substituto do mel é um elemento retirado de produtos naturais. O açúcar também participa da culinária sagrada como no doce de banana que é oferecido a mamãe Oxum e a outros Orixás.





SAL GROSSO: O sal  (iyó, e múngua, na nação bantu) ´r símbolo da vida, porque transmite força, produzindo atividade. É um condimento vitalizador das energias, que traz agitação e também estabiliza faz evoluir e ajuda na manutenção do mundo. O sal é usado nos banhos de descarrego limpando o corpo das energias negativa do dia a dia. Ele também é usado nas comidas sagradas em pequena porções. O sal é uma substância retirada da natureza, do reino de Olocum, o rei dos mar. Desde os primórdios das civilizações é considerada essencial e indispensável a todos tipos de seres vivos. O sal é vida porque teve surgimento nas águas o princípio do mundo.




ÁGUA:  A água(Omí, para os iorubás e essim, para o fon,ou amazi, para os bantus) representa o início da vida e traz o crescimento e a agitação, a água tem o simbolismo de pertencer ao poder dos orixás da criação ao poder  genitor feminino. Elemento indispensável a todo ser vivente, ajuda a renovar o ciclo de vida na terra. Matando a sede e participando dos alimentos, ela também é essencial para o corpo retirando as impurezas e trazendo a paz e harmonia. Todas as formas de água, solida, líquida e gasosa , doce ou salgada, são consideradas o sangue branco da terra. Existe uma diferença entre  a água que brota do ventre da terra e aquela que cai do céu, a água da chuva pertence a  primeira pertence às várias qualidades de Iyabás(Oxum,Yemanjá,Nanã e Yansã e Iewá etc.). A segunda nos remete a Obatalá. A água tem uma conotação ambivalente,pertence ao elemento feminino e também ao masculino, sem água a vida seria impossível, mas o excesso de água o mundo não resistiria! Em pouco tempo com seu poder a água destrói em pouco tempo o que foi construído em anos pela natureza. Temos também o Omí eró(água do segredo) proveniente da maceração de folhas sagradas usadas em sacudimentos, banhos e defumações para o bem do ser humano.




CACHAÇA:


As bebidas alcoólicas e fermentadas fornecem o vigor e a força que as dividades dividem os homens. Os iorubás denominam de Otí as diversas espécies de vinhos e espumantes de Otí funfun e para a nação bantu de marafu, nome que característica o vinho-de-palma mas que se usa ainda hoje para os vários tipos de vinhos. As ofertas de bebidas as divindades é também um sinal de respeito à sua senioridade, além de que a bebida é um elemento de descarrego, ou seja retira energias negativas.

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