DENDEZEIRO ÁRVORE DE GRANDE AXÉ!!!
FRUTO DO DENDEZEIRO
AZEITE DE DENDÊ EM GARRAFA
Oferenda para Exús, entidades protetoras e guardiãs dos caminhos, força de grande axé! As farofas são presentes como forma de agradecimentos pela proteção recebida.
AZEITE DE OLIVA: O azeite de Oliva é um óleo de muito axé ele também é muito usados na Umbanda nas oferendas dos orixás do calmos. É um produto participativo das substâncias chamadas brancas, pertencendo aso elementos frios, tidos como aqueles que acalmam e promove a paz. O azeite-de-oliva é conhecido também por "epô funfun, para os iorubás e mazi, para a nação bantu" é muito utilizado nas oferendas dos Orixás funfuns( Orixás calmos do pano branco, que transmite paz, assim como Oxalá.
O MEL TEM MUITO AXÉ: O mel é mais um elemento de muito axé nas oferendas e banhos e incessos na Umbanda quem nunca fez uma oferenda com meu para pombagira ou colocou em cima de , oferenda para os orixás como um a bori" oferendas feita com frutas " para Oxum, Iemanjá ou Yansã. O mel tem um forte simbolismo com a doçura, transmite calmaria é simplesmente divino. Na culinária também se faz excelentes comidas além de deliciosos recheios. Em iorubá é chamado de Oyín e de uíque pelo povo bantu é conhecido também dentro da religião como sangue das flores. O mel tudo adoça principalmente no amor! Nos banhos de proteção e prosperidade é ótimo, e os incessos de mel perfuma todo o ambiente e atrai prosperidade e amor.
AÇÚCAR
O açúcar chamado pela nação bantu de uíque significa coisa doce e tem mesmo a representação de adoçar, com o objetivo de pacificar e acalmar, sendo um perfeito substituto do mel é um elemento retirado de produtos naturais. O açúcar também participa da culinária sagrada como no doce de banana que é oferecido a mamãe Oxum e a outros Orixás.
SAL GROSSO: O sal (iyó, e múngua, na nação bantu) ´r símbolo da vida, porque transmite força, produzindo atividade. É um condimento vitalizador das energias, que traz agitação e também estabiliza faz evoluir e ajuda na manutenção do mundo. O sal é usado nos banhos de descarrego limpando o corpo das energias negativa do dia a dia. Ele também é usado nas comidas sagradas em pequena porções. O sal é uma substância retirada da natureza, do reino de Olocum, o rei dos mar. Desde os primórdios das civilizações é considerada essencial e indispensável a todos tipos de seres vivos. O sal é vida porque teve surgimento nas águas o princípio do mundo.
ÁGUA: A água(Omí, para os iorubás e essim, para o fon,ou amazi, para os bantus) representa o início da vida e traz o crescimento e a agitação, a água tem o simbolismo de pertencer ao poder dos orixás da criação ao poder genitor feminino. Elemento indispensável a todo ser vivente, ajuda a renovar o ciclo de vida na terra. Matando a sede e participando dos alimentos, ela também é essencial para o corpo retirando as impurezas e trazendo a paz e harmonia. Todas as formas de água, solida, líquida e gasosa , doce ou salgada, são consideradas o sangue branco da terra. Existe uma diferença entre a água que brota do ventre da terra e aquela que cai do céu, a água da chuva pertence a primeira pertence às várias qualidades de Iyabás(Oxum,Yemanjá,Nanã e Yansã e Iewá etc.). A segunda nos remete a Obatalá. A água tem uma conotação ambivalente,pertence ao elemento feminino e também ao masculino, sem água a vida seria impossível, mas o excesso de água o mundo não resistiria! Em pouco tempo com seu poder a água destrói em pouco tempo o que foi construído em anos pela natureza. Temos também o Omí eró(água do segredo) proveniente da maceração de folhas sagradas usadas em sacudimentos, banhos e defumações para o bem do ser humano.
CACHAÇA:
AÇÚCAR
O açúcar chamado pela nação bantu de uíque significa coisa doce e tem mesmo a representação de adoçar, com o objetivo de pacificar e acalmar, sendo um perfeito substituto do mel é um elemento retirado de produtos naturais. O açúcar também participa da culinária sagrada como no doce de banana que é oferecido a mamãe Oxum e a outros Orixás.
ÁGUA: A água(Omí, para os iorubás e essim, para o fon,ou amazi, para os bantus) representa o início da vida e traz o crescimento e a agitação, a água tem o simbolismo de pertencer ao poder dos orixás da criação ao poder genitor feminino. Elemento indispensável a todo ser vivente, ajuda a renovar o ciclo de vida na terra. Matando a sede e participando dos alimentos, ela também é essencial para o corpo retirando as impurezas e trazendo a paz e harmonia. Todas as formas de água, solida, líquida e gasosa , doce ou salgada, são consideradas o sangue branco da terra. Existe uma diferença entre a água que brota do ventre da terra e aquela que cai do céu, a água da chuva pertence a primeira pertence às várias qualidades de Iyabás(Oxum,Yemanjá,Nanã e Yansã e Iewá etc.). A segunda nos remete a Obatalá. A água tem uma conotação ambivalente,pertence ao elemento feminino e também ao masculino, sem água a vida seria impossível, mas o excesso de água o mundo não resistiria! Em pouco tempo com seu poder a água destrói em pouco tempo o que foi construído em anos pela natureza. Temos também o Omí eró(água do segredo) proveniente da maceração de folhas sagradas usadas em sacudimentos, banhos e defumações para o bem do ser humano.
CACHAÇA:
As bebidas alcoólicas e fermentadas fornecem o vigor e a força que as dividades dividem os homens. Os iorubás denominam de Otí as diversas espécies de vinhos e espumantes de Otí funfun e para a nação bantu de marafu, nome que característica o vinho-de-palma mas que se usa ainda hoje para os vários tipos de vinhos. As ofertas de bebidas as divindades é também um sinal de respeito à sua senioridade, além de que a bebida é um elemento de descarrego, ou seja retira energias negativas.
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