OS RITUAIS
Ritual é uma forma particular de se cultuar o Altíssimo e cada religião possui seu ritual próprio, que distingue de todas as outras e proporciona aos seus fiéis uma individualização no momento em que se colocam em contato mental com a divindade maior que rege sua religião.
Dentro do ritual de uma religião nós temos os subníveis, ou suas práticas religiosas. O ritual é identificador de uma religião tem como função envolver, estimular e congraçar em um mesmo nível vibratório mental e religioso todos seus fiéis. E quando todos os seres reunidos em um mesmo espaço desarmam seus emocionais, anulam suas intolerâncias, animosidades, receios, medos e angústias e passam a vibrar em um mesmo sentido a fé em Deus. Se nos fosse possível sintetizar o significado superior da palavra "ritual", diríamos: É o ordenamento emocional, o direcionamento mental e a vibração consciente que nos colocam em sintonia direta
com as divindades maiores."
Quando os utilizar: Como dissemos há pouco, temos os rituais utilizados no sentido de harmonização vibratória das pessoas reunidas em um mesmo espaço e sob uma mesma irradiação religiosa, com as mesmas práticas sub-rituais. As práticas sub-rituais são utilizadas em muitas ocasiões. Citamos algumas: encontro de fiéis de uma mesma religião, quando recorrem a um modo particular de cumprimento e saudação. E no modo íntimo ou pessoal de se orar às divindades, nos espaços religiosos ou nos momentos de congraçamento familiar.
Nas oferendas rituais, votivas, propiciatória, divinatória, consagratórias, etc., quando cada sub-ritual, ainda que conserve em sua essência ou fundamentos do ritual, tem seu modo e ritualística própria para cada fim que se almeja alcançar.